top of page

Aprenda a Preparar Hot Cross Buns

Atualizado: 14 de jun. de 2023


uma mulher apontando para bolinhos doces

No ano passado, publiquei uma receita junto com as curiosidades sobre a comemoração da Páscoa na época da Regência inglesa.


Esse ano, resolvi me arriscar na cozinha e o resultado foi esse: pãezinhos doces e quentinhos, muito saborosos, para comemorar a sexta-feira Santa.


Sobre os Hot Cross Buns


Uma antiga tradição na Inglaterra Regencial era servir pãezinhos quentes, chamados de Hot Cross Buns, na Sexta-Feira Santa. Dizem que os pãezinhos foram originalmente criados pelos saxões para homenagear a deusa Eostre, divindade da Primavera, da Ressureição e do Renascimento. A decoração peculiar do pãozinho, em formato de cruz, simbolizava a lua e suas fases. Na época da Páscoa, a cruz assume o simbolismo da Crucificação de Cristo.




Para esta receita, você irá precisar:


Ingredientes

– 1 xícara (240ml) de leite – 4 colheres de chá (20 ml) de água – Fermento biológico fresco – 3 xícaras (720 ml) de farinha de trigo – 1/3 xícara (80ml) de açúcar – 1 colher de chá (5ml) de sal – 1/4 colher de chá (1,25 ml) de canela – 1/4 colher de chá (1,25 ml) de noz-moscada ralada – 1 ovo batido – 1/4 xícara (60 ml) de manteiga derretida – 1 xícara (240 ml) de groselha (a fruta)


Modo de Preparo

– Aqueça o leite e a água até ficarem mornos – Esfarele o fermento. Misture com 1/2 xícara (120 mL) de farinha. Junte o leite/água morna e misture bem – Cubra e reserve em local quente até que o fermento esteja ativo e espumando, cerca de 10 a 15 minutos – Misture a farinha restante com o açúcar, o sal, a canela e a noz-moscada – Acrescente o ovo e a manteiga na mistura de fermento e adicione a mistura de farinha do passo anterior, junto com a groselha. Misture bem – Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e sove. Depois de sovada, volte a massa para a tigela e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 1 hora) – Volte a sovar a massa sobre uma superfície enfarinhada – Pré-aqueça o forno a 190° – Divida a massa em doze pedaços e molde em pãezinhos. Marque uma cruz profunda no topo de cada pão – Arrume em uma assadeira, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 30 minutos. Cozinhe no forno pré-aquecido a 190 ° C por 15 minutos ou até dourar



*receita adaptada do livro Five Thousand Receipts’, por Colin MacKenzie, publicado em 1825


19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page