A Cheesecake House foi uma construção dentro do Hyde Park estabelecida como um ponto comercial para que os visitantes pudessem desfrutar de iguarias e refrescos. Não se sabe ao certo em que data o edifício foi inaugurado, mas acredita-se que tenha pertencido ao reinado de Charles II (1660-1685) ou uma data anterior.
A Cheesecake House ficava localizada ao norte do Serpentine, próxima ao The Ring (que conhecemos nesta postagem). O edifício era feito de madeira e gesso e contava com um telhado plano. Para ter acesso à porta de entrada, o visitante tinha de atravessar uma ponte de madeira de aspecto rudimentar.
Em 1993, a Royal Comission on Historical Monuments abriu uma investigação para tentar localizar algum indício da construção, mas nada foi encontrado. Porém, a existência da Cheesecake House é comprovada por inúmeros relatos de visitantes, pinturas e desenhos.
Samuel Pepys, (funcionário da administração naval inglesa, conhecido pelos fascinantes textos de seus diários e seus relatos como testemunha ocular de grandes eventos históricos), refere-se à casa de tortas em ao menos duas ocasiões:
3 de junho de 1668
“Ao Parque, onde há muita boa companhia e muitas belas damas; e eu estava em uma carruagem tão bonita que acredito que Sir W. Coventry e outros que me olhavam acharam que era minha, o que me incomodou um pouco; então fui para o Lodge e bebi um copo de leite fresco e retornei para casa”
3 de junho de 1668
“E, dali, tivemos outra reunião com o Duque de York, em White Hall, sobre o trabalho de ontem, e fiz um bom avanço: e assim, sendo chamados por minha esposa, fomos ao Park, Mary Batelier e um cavalheiro holandês, amigo dela, foram conosco. Dali para “O Fim do Mundo”, uma casa de bebidas perto do Park; e então nos divertimos, e voltamos tarde para casa”
No reinado da Rainha Anne (1707-1714), última monarca da dinastia Stuart a ocupar o trono, a casa de torta era conhecida apenas como “Cake House” ou “Minced-Pie House” (Casa de Tortas Picadas). Mais tarde, ficou conhecida como Price’s Lodge (Chalé do Price) – fontes indicam que o nome veio através de Gervase Price, chefe da guarda do Hyde Park.
No final do século XVII, a casa de tortas foi administrada pela viúva Frances Price.
Entre as iguarias que eram ofertadas na casa de tortas estavam as cheesecakes, os cremes doces, as tortas e syllabubs – um prato feito a partir do leite ou creme doce. Eles eram coalhados com uma mistura ácida de vinho ou cidra e foram bastante populares entre os séculos XVI e XIX. Por causa da sua consistência espessa, o syllabubs podia ser consumido com uma colher ou utilizado como cobertura. Quando o vinho era acrescentado em maior quantidade, obtinha-se um ponche doce e espumoso que era considerado como uma “bebida de senhoras”.
Em A Journey to London (1698), o Dr. William King (1663-1712) escreve sobre syllabubs:
“O St James’s Park é frequentado por gente de qualidade; que, se quiserem ter um ar melhor e mais livre, dirigem-se ao Hyde Park, onde há um caminho para as carruagens circularem; é perto da Sra. Price, onde há syllabubs incomparáveis”
A Sra. Price ainda era a proprietária quando um famoso duelo foi travado no Hyde Park por James Hamilton, 4º Duque de Hamilton e Charles Mohun, 4º Barão Mohun, em 12 de novembro de 1712, próximo à casa de tortas.
A carruagem de Lorde Mohun chegou a ser parada pelo guardião do Hyde Park para questionamento. Porém, o cavalheiro informou que eles apenas se dirigiam ao Price’s Lodge e foram liberados em seguida.
Mohun e seu padrinho, um oficial irlandês chamado George Macartney, desembarcaram da carruagem e pediram ao cocheiro para que caminhasse até a casa de tortas e solicitasse ao atendente, John Reynolds, o preparo de um “vinho queimado” (uma aguardente destilada feita de vinho ou de sumo de fruta fermentado) para quando retornassem.
Reynolds, acostumado às desculpas esfarrapadas de cavalheiros que apareciam no Hyde Park ao amanhecer, chegou a declarar que não prepararia o vinho queimado, pois “poucos eram os que chegavam lá tão cedo pela manhã sem a intenção de duelar”.
O duelo foi travado com espadas e os padrinhos se juntaram à disputa quando Hamilton e Mohun foram feridos.
Mohun foi ferido mortalmente, mas o Duque de Hamilton recebeu apenas um corte no braço – ao menos naquele momento.
Os relatos diferem, mas foi alegado que o Duque largou sua espada. Macartney, o padrinho de Mohun, teria se aproveitado da posição vulnerável de Hamilton dando-lhe um golpe fatal.
Diante da comoção, John Reynolds se aproximou e tentou ajudar o Duque a caminhar até a casa de tortas. No entanto, antes que chegassem à ponte, Hamilton disse que “não conseguia andar mais” e morreu no local.
Com os dois duelistas mortos, os padrinhos, Macartney e o coronel Hamilton, foram acusados de homicídio culposo. Macartney fugiu para Hanover, mas Hamilton foi julgado e considerado culpado.
Em 1801, a Casa de Tortas passou a ser utilizada como casa de barcos e no século XIX foi totalmente demolida e a venda de refrescos no Hyde Park foi proibida, exceto quando uma feira era organizada. A proibição ocasionou inúmeras reclamações de visitantes insatisfeitos.
A situação perdurou por mais de cem anos até que, em 1º de abril de 1909, foi inaugurada a Ring Tea House, um edifício circular de estilo rústico georgiano, que passou a atender as exigências alimentícias dos frequentadores do parque.
Fontes
https://www.british-history.ac.uk/old-new-london/vol4/pp375-405
https://georgianera.wordpress.com/2018/09/18/the-cheesecake-house-in-hyde-park/
https://www.pepysdiary.com/
Imagens
1. Thomas Theodosius Forrest, 1728–1784, British, The Cheesecake House, Hyde Park, undated, Watercolor over graphite on medium, slightly textured, cream wove paper, Yale Center for British Art, Paul Mellon Collection, B1986.29.525 2. The Cheesecake House, Hyde Park. Yale Center for British Art, Paul Mellon Collection. 3. The Cheesecake House, Hyde Park by Thomas Hearne, c.1795. Yale Center for British Art, Paul Mellon Collection 4. Samuel Pepys by John Hayls – National Portrait Gallery 5. Queen Anne, when Princess of Denmark, 1665 – 1714 – Jan van der VaardtDutch (1647 – 1721) Willem WissingDutch (1656 – 1687). Oil on canvas. National Galleries Scotland (https://www.nationalgalleries.org/art-and-artists/1738/0?overlay=download) 6. The Sense of Taste – Philippe Mercier, 1689 or 1691–1760 – Yale Center for British Art 7. The Hyde Park Cheesecake House sketched in 1776. Unknow artist 8. The Cheesecake House in Hyde Park by Paul Sandby, 1797. Royal Collection Trust 9. Depiction of the Hyde Park Cheesecake House by artist W. H. Knight (1823-1863)
Comments